Mármores e granitos. Nobreza de materias para seus espaços
A construção civil, a arquitetura e a decoração utiliza uma ampla variedade de tipos de pedras em seus projetos, o que proporciona muitas aplicações em áreas internas e externas. Mas as pedras, especialmente o mármore e o granito, destacam-se nas casas, em pias, pisos, balcões, bancadas, soleiras ou como elementos de decoração em ambientes.
O uso de pedras de mármore e pedras de granito na decoração é definitivamente uma tendência. Esses materiais vêm sendo com frequência muito solicitados em marmoraria e empregados de várias maneiras para customizar os mais diversos espaços. Além disso, conferem um “look” de sofisticação, conforto, maior praticidade e durabilidade.
Mármores e granitos são muito aplicados pelas marmorarias em cozinhas e banheiros, assim como também em revestimento de lareiras, pilares, pisos, churrasqueiras, cubas para lavatórios e até mesmo em quartos, como na cabeceira de cama.
Os mármores, granitos e pedras artificiais possuem diversificadas composições e resistência. Por conta disso, demandam muita atenção e cuidados apropriados para mantê-los em perfeitas condições. Daí, a necessidade de consultar uma marmoraria bem conceituada para fazer a escolha certa do tipo de pedra para o local em que será usado.
Pelo fato destes materiais serem extremamente resistentes e atemporais são também sinônimo de inovação e podem propiciar um toque de requinte e sofisticação a qualquer ambiente, especialmente aqueles de integração com amigos e familiares. O emprego desses materiais em espaços de convívio social transformam cozinhas e áreas de churrasco em “espaços gourmet”, que são cada vez mais sofisticados e exclusivos.
Mármores e granitos também tornam os ambientes exclusivos e modernos. Além de charmoso e sofisticado, o uso desses materiais proporciona resistência e durabilidade ao local onde são instalados pela marmoraria escolhida, decorando e modificando os ambientes da casa.
Normalmente, utiliza-se mármore e granito na fabricação de pias de cozinha ou banheiro, em soleiras que servem de apoio para a entrada da casa em casos de portas ou portões, em detalhes decorativos, balcões, entre outros. Hoje, há disponível uma ampla variedade de tipos de granito e tipos de mármore.
GRANITOS
A pedra de granito é uma espécie comum de rocha ígnea (de natureza vulcânica) formada essencialmente por quartzo, mica e feldspato. É encontrado nas placas continentais da crosta terrestre. A palavra “granito” tem origem no latim granum, um grão, em alusão à textura da rocha. O granito é mais sólido (sem estruturas internas), duro e resistente; por isso é tão aplicado como piso de granito pela construção civil. Também pode ser encontrado em marmoraria.
CARACTERÍSTICAS DA PEDRA DE GRANITO
Mais duros e resistentes a ataques químicos do que os mármores;
Cristalino;
Mais resistentes à absorção de água e ao desgaste abrasivo;
Bem usados em áreas externas ou internas, incluindo cozinhas e lavanderias e, especialmente, piso de granito;
Muito presente em áreas comerciais;
Ampla gama de tipos de granito;
Coloração variada. As cores de granito mais encontradas na natureza são as de tom cinzento e avermelhado. Podem apresentar-se ainda nas cores: branco, preto, azul, verde, amarelo e marrom.
TIPOS DE GRANITO
Temos como exemplo o “Granito Cinza”, que apresenta excelente resistência, durabilidade e beleza expressiva. Em termos de preços de granito, o Granito Cinca é bem acessível por conta ser mais fácil achar na natureza em grandes quantidades pedras de granito e tipos de granito bem diversificados.
Na construção civil, é possível encontrar diversos tipos de pedra de granito, cores de granito e formatos diferenciados. Alguns dos tipos de granito encontrados nas marmorarias:
Granito branco;
Granito claro;
Granito verde Ubatuba;
Granito branco Siena;
Granito cinza;
Granito cinza Andorinha;
Granito preto;
Granito preto Absoluto;
Granito branco Dallas;
Granito branco Itaúnas;
Granito São Gabriel;
Granito preto São Gabriel;
Granito Café Empresarial;
Granito Marrom;
Granito Marrom Absoluto;
Granito Santa Cecília.
MÁRMORE
O mármore é uma rocha metamórfica oriunda do calcário e conforme a composição de seus minérios pode apresentar cores diversificadas, como rósea, branca, esverdeada ou preta. Entre esses minérios, estão a mica, o feldspato e outros.
Ela é chamada de rocha metamórfica porque é formado a partir da transformação físico-química ocorrida com o calcário submetido a altas temperaturas e pressão. Por isso que as maiores jazidas de mármore estão localizadas em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária.
O nível metamórfico em conjunto com o composto químico do mineral é que modelam a rocha, conferindo diversas cores e texturas e tornando o mármore um material rentável na indústria de rochas ornamentais, cujos produtos são encontrados em marmoraria. Existem tipos de mármore para todos os tipos de decoração e casas ou prédios.
CARACTERÍSTICAS
Possui veios mais evidenciados e menos brilho que os granitos;
Mais moles e menos resistentes do que os granitos;
Mais sujeitos a manchas e desgaste;
Voltados para pisos internos de salas, halls e quartos;
Muito utilizados em banheiros e demais ambientes sociais;
Bancadas de mármore podem dar um toque de estilo;
As pias de mármore são muito encontradas nas casas;
Grande variedade de tipos de mármore;
Aplicações da pedra de mármore: usado em decorações, na confecção de objetos ornamentais e esculturas. Em construções civis é a empregado pela marmoraria em elementos da casa, como pisos, mesas e bancadas para cozinha.
TIPOS DE MÁRMORE
O mármore também é muito visado na construção civil. Há uma diversidade muito significativa de cores de mármore e tipos de mármore. Leia abaixo as principais espécies de mármore:
Mármore Travertino;
Mármore branco;
Mármore Carrara;
Mármore preto
Mármore crema Marfim;
Mármore bege Bahia;
Mármore marrom.
Tipos mais sofisticados de mármore:
Perlino Bianco (Itália), Rosso Verona (Itália), Travertino Nacional, Pighes (Grécia), Calacata Marchia Oro Vagli (Itália), Crema Valência (Espanha), Boticcino (Itália), Carrara Statuário (Itália), Crema Marfil (Espanha), Travertino Romano Bruto (Itália), Perlino Rosado (Itália), Travertino Navona Bruto (Itália), Travertino Gold (Itália), Marrom Imperador (Espanha), Travertino Romano Resinado (Itália).
DIFERENÇAS ENTRE GRANITO E MÁRMORE
As principais diferenças entre mármore e granito são a porosidade e a resistência da pedra. O mármore é mais mole e mais poroso, portanto é menos resistente que o granito, podendo sofrer riscos e manchar mais facilmente, bem como é mais suscetível ao desgaste. Por conta desses fatores, o melhor é utilizar o mármore em locais mais secos porque absorve muito a água e menos expostos (a pessoas e a substâncias químicas), a fim de não riscar ou manchar habitualmente. É recomendável ainda escolher bem qual sua marmoraria irá comercializar o produto e instalá-lo.
O granito é uma pedra mais dura e menos porosa, por isso mais resistente à ação de substâncias químicas; não mancha nem quebra com a mesma facilidade que o mármore. Pode ser colocado pela marmoraria em espaços em que ocorre grande circulação de pessoas e contato com água e substâncias químicas, bem como em locais mais quentes.
Além disso, o mármore possui menos brilho que o granito e as marcas são mais parecidas a veias (ao contrário do granito, cujas marcas são mais em formas de pintas). Quanto à coloração, o granito é mais mesclado e apresenta pontos pretos, enquanto que o mármore tem uma cor mais uniforme.
Uma forme de saber se a rocha é mármore ou granito é riscar sua superfície: o mármore risca, enquanto que o granito – devido à sua resistência – não pode ser riscado.
QUANDO E ONDE USAR MÁRMORE OU GRANITO
Há diferenças entre o mármore e o granito que podem definir a escolha do que utilizar no banheiro, para a pia, para a escada e para outros lugares da sua casa ou empresa.
O mármore é colocado pela marmoraria principalmente em áreas internas: pisos de salas, halls e quartos. Bancadas e revestimentos, inclusive produzindo efeitos nas paredes (mármore com camada muito fina, recebendo iluminação indireta, dando um efeito cênico). São muito usados em banheiros e áreas sociais por sua aparência estilosa.
No banheiro, não há restrição de emprego do mármore no piso, mas não deve ser colocado no chão do box. O tipo Travertino (bem poroso, de cor bege clara) é muito usado pelas marmorarias no banheiro, seja na bancada da pia seja revestindo a parede ou a área da banheira.
Pia de granito é altamente indicada, uma vez que a porosidade do mármore leva o material a absorver substâncias e gordura com muita facilidade. Os granitos de cor vermelha e preta são mais resistentes que os de cor cinza e caem muito bem em bancadas. Se for para pia do banheiro, o mármore também pode ser colocado.
Para a escada, o material mais recomendado é o granito, já que essa pedra é mais resistente que o mármore, que arranha com mais facilidade.
O quadro abaixo mostra a utilização adequada para cada uma destas pedras. Cabe também à marmoraria oferecer este tipo de orientação.
APLICAÇÃO | Mármore | Granito |
COZINHAS | Não deve ser utilizado, porque sua porosidade o faz absorver substâncias com facilidade. | Voltado especialmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinza. |
BANHEIROS | Não há restrições para bancadas, pisos e paredes. No piso, deve ser evitado o Travertino, pois é muito poroso. Por isso, menos ainda deve ser aplicado no piso do box (questões de segurança). | Indicado principalmente para bancada. Os granitos vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinza. |
PISO INTERNO E SOLEIRAS INTERNAS | A princípio, não há restrições, embora os mais porosos possam manchar com a umidade do solo, motivo pelo qual não devem ser colocados no andar térreo. | Sem restrições, embora seja preciso impermeabilizar o contrapiso no andar térreo. |
PISO EXTERNO, PEITORIS E BORDA DE PISCINA | Não deve ser utilizado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida. | Neste caso, o recomendado é que o acabamento seja antiderrapante. |
PAREDE INTERNA | Mais indicado, por conta de seu peso menor. | Por ser mais pesado, não é muito empregado. |
PAREDE EXTERNA | Não deve ser usado, pois a pedra de mármore estraga facilmente com a poluição e chuva. | A instalação demanda, além de argamassa, grampos de aço inox atrás das pedras de granito para suportar o peso. Os granitos cinza devem ser evitados. |
COLOCAÇÃO E LIMPEZA DE MÁRMORES E GRANITOS
Os granitos e mármores podem ser colocados em qualquer local, desde que seja bem fixados e instalados com produtos próprios e por profissionais de marmoraria muito especializados e qualificados. Você encontra marmoraria no Rio de Janeiro e marmoraria em Curitiba de grande prestígio, bem como em outras importantes capitais e cidades brasileiras.
É muito importante a limpeza e a manutenção das pedras de granito e das pedras de mármore, para garantir uma pedra bem conservada. Não devem ser usados produtos corrosivos em nenhum tipo de pedra, pois podem manchar e danificar o material. A limpeza de pedras de granito ou pedras de mármore é feita somente com sabão neutro, água e esponja sem abrasivo. Para higienizar o piso, use rodo com borracha envolvido por pano de chão ou ainda rodos com esponja.
Na granatto você encontra além de mármores e granitos, silestones e outras pedras de revestimentos. Visite-nos ou entre em contato.
Comments are closed.