Mármores que nunca saem de moda

Mármores que nunca saem de moda

O mármore vem sendo utilizado há séculos como um material para decoração de espaços que une beleza e elegância a qualquer ambiente. Ele possui veios característicos e diferentes variações de cores de mármore. É versátil e combina bem com diversos estilos de decoração. Pode ser usado nos ambientes mais clássicos, mas não devem ser excluídos daqueles mais descontraídos.

A gama de aplicações do mármore é enorme, podendo ser colocado em qualquer ambiente, com exceção de garagens. Pode ser aplicado tanto na parte interna da casa, quanto nas externas, em pisos, paredes e bancadas. Pode-se ainda utilizar o mármore no mobiliário, além de ser muito aplicado em tampos de mesas e superfícies. Como pias e bancadas.

Com seus veios e desenhos, o mármore garante projetos exclusivos. O visual de cada pedra de mármore pode ser usado e combinado em diversos tipos de formatos e paginações, tornando o ambiente único. Além disso, é possível escolher o tamanho exato de cada pedra, prevenindo quebras e cortes, o que é um grande benefício do material.

No mercado, há um leque muito amplo de tons de mármores e, para quem ainda tem receio de usar cores de mármore escuras, saiba que é possível desenvolver projetos elegantes e belos, utilizando tons escuros; por conta disso as pessoas não devem se limitar às cores de mármore claras.

A textura clássica do mármore dá sofisticação e requinte ao ambiente, além de estar associado à praticidade e ao conforto. Por ser natural, o mármore é super versátil, com várias espécies de texturas e tons.

Sua durabilidade é outro ponto forte, já que o material é um dos mais resistentes do mercado. Outra vantagem é que o mármore não aquece o local, tornando o ambiente refrescante o dia todo.

 

TIPOS E CORES DE MÁRMORE

Há inúmeros tipos de mármore. Os mais conhecidos estão apresentados abaixo:

Mármores brancos

Mármore Carrara – é uma pedra de mármore natural de origem italiana, caracterizada por ser branca com veios cinza. É considerada nobre e clássica, sendo usado como acabamento de ambientes residenciais e comerciais;

Mármore Pigues – o Mármore Pigues é imbatível como opção de revestimento. As vantagens dos pisos de Mármore Pigues são a estética, economia, manutenção e durabilidade.

Mármore Calacata ou Calcutá– Com características únicas, o Mármore Calacata é um material nobre, que valoriza sua construção deixando o ambiente mais bonito e sofisticado. O Mármore Calacata é uma pedra de mármore natural antiga, muito utilizada em pisos e revestimentos ao longo da história. Sua textura polida associada à alta definição dos desenhos confere profundidade e valoriza os tons e sobre tons. Indicado para cozinhas, quartos, salas e até banheiros (pias de mármore), as peças únicas revelam uma mistura de tradição e sofisticação.

Mármore Thassos – um dos mármores gregos mais conhecidos em todo o mundo é o Mármore branco Thassos, uma pedra de mármore nobre e de aparência uniforme, uma vez que não há veios marcantes e mistura de cores em sua composição. Toda essa beleza e uniformidade do mármore Thassos reflete no seu preço, que é o mais caro entre os tipos de mármore branco.

Mármore Polaris – O Mármore Polaris é um mármore branco puro, com raros tons de cinza claro, de rocha extraída na Grécia.  Esta pedra é especialmente boa para a construção de trabalhos com pedras ornamentais, bancadas, mosaico, paisagismo, monumentos, escadas, soleiras e outros projetos de design.

Mármore Perlino – De origem italiana, possui estrutura macia flexível ao corte e porosidade tratada com resinagem; seu fundo é creme muito claro com veios bege escuro de formas variadas. Possui granulação fina a muito fina. Aplicações: pisos padronizados, pisos personalizados, soleiras, banheiros, paredes, mesas e outros.

Mármore Moura – O Mármore Moura é uma ótima opção para quem busca uma pedra de mármore mais homogênea e com predominância de branco. A pedra tem veios em cinza em uma tonalidade bem clara, o que torna as fissuras menos visíveis e deixa o branco do mármore em destaque.  A origem nacional é uma das vantagens dessa pedra, o que resulta em um ótimo custo-benefício.

 

Mármores beges

Mármore Travertino – O Mármore Travertino é uma pedra de mármore natural e sua cor é puxada para o bege, então seu uso requer certo cuidado na hora de combinar com o ambiente. Sua aparência possui manchas que seguem a mesma tonalidade da pedra. (Vai desde o marrom até o fendi, seguindo essa linguagem do bege).

Mármore Crema Marfil – O Mármore Crema Marfil é uma pedra de mármore de origem espanhola e tem como principal tonalidade a cor bege. Sua coloração é bege, num tom semelhante ao do Mármore Travertino, porém o Crema Marfil possui uma textura mais lisa e homogênea, enquanto que o Travertino possui uma textura mais riscada. Esse tipo de mármore têm várias aplicações, dentre elas destacam-se as seguintes: em pisos, soleiras, em paredes e em lavabos;

Mármore Botticino – O Mármore Botticino Clássico é uma pedra de mármore natural, bastante antiga e muito utilizada em obras de arte, pisos e revestimentos. Por ser um material italiano e com um excelente polimento, gera no ambiente um requinte especial. Também de tonalidade bege.

Mármores pretos

Mármore Nero MarquinaMármore Nero Marquina, material de origem espanhola. Excelente material com toque de requinte e nobreza.

Mármore Nero Portoro – Apreciado pelo casamento perfeito da tonalidade negra, com a presença de leves e sutis veios amarelo ouro e branco, o Mármore Nero Portoro é referência nos quesitos beleza rara e exclusividade. É considerado um dos mármores mais nobres do mercado; os veios podem ser retilíneos ou paralelos.

Outras cores de mármore muito usadas: Mármores cinza; Mármores ônix; Mármores marrom; Mármores rosa; Mármores vermelhos; Mármores roxos e Mármores verdes.

Engana-se quem pensa que o mármore só pode ser branco. Este é o mais comum, mas não é o único. Há outras cores de mármore possíveis, como o bege, coloração avermelhada, marrom e o classudo mármore preto.  São diferentes tonalidades e tipos de mármore, desde o nude até os tons mais quentes. Basta escolher aquele que vai melhor combinar com a decoração que você tem em mente. É claro, que mais irá se adequar com o tipo de ambiente (banheiro, cozinha, sala etc.).

 

ACABAMENTO DE LUXO E VERSÁTIL

Atualmente, a tendência é que o mármore seja usado não somente em banheiros ou cozinhas, mas que “entre” em todos os outros cômodos da casa. A tradicional aplicação em pisos de mármore, pias de mármore e bancadas de mármore está, hoje, lado a lado com o uso de objetos decorativos, móveis, soleiras, paredes e fachadas do material.

Outro ponto muito forte do material é sua característica de sustentabilidade. No mercado de revestimentos e acabamentos em relação às cerâmicas e madeiras. Isso porque é necessário um baixo nível de energia para a sua produção, sem contribuir para o aquecimento global e outras maneiras de devastação ambiental.

Não há uma pedra de mármore igual a outra. Diferentes são as cores de mármore, desenhos e texturas; por isso as rochas podem ser facilmente adaptadas a qualquer projeto e se encaixam com os diferentes estilos, desde o mais clássico até o mais moderno.

Apesar de resistente e durável, o mármore precisa de cuidados. A rocha pode ser desgastada por riscos, pancadas ou materiais abrasivos. Geralmente, a pedra de mármore é aplicada em ambientes com traços mais clássicos e minimalistas, pois garante características mais sofisticadas, com uma pegada discreta e, ao mesmo tempo, marcante.

A estética do mármore confere o ar nobre da decoração, por isso conheça abaixo seis dicas para aplicá-lo e trazer requinte e sofisticação ao seu projeto.

 

DICAS DE USO DO MÁRMORE

As dicas abaixo mostram como aproveitar a beleza e as características do material e garantir ótimos resultados à decoração.

  1. Combine cores de mármore e texturas

Se a vontade for tornar o ambiente ainda mais estiloso. Misture o uso do material e de outras pedras nobres para criar um ar sofisticado. Aposte, por exemplo, em cores de mármore claras, como o Mármore Carrara ou Mármore Crema Marfil, com pedras mais chamativas — Mármore Calacata e o Marrom Imperial, por exemplo. No entanto, procure harmonizar a paleta de cores de mármore, evitando o uso de tons e texturas conflitantes. Do contrário, o visual do ambiente poderá ficar “over”.

  1. Valorize o mármore em meio à decoração

Em espaços menores ou mais econômicos, opte pelo mármore como foco central da decoração. Uma marmoraria barata bem conceituada poderá desenvolver para você ótimos projetos. Assim, além de assegurar a utilização da peça como acabamento de luxo. O projeto ainda tem um alicerce principal para facilitar futuras combinações.

Em salas, o revestimento de lareiras e painéis com o mármore deixa o ambiente muito charmoso e com estética imponente. Já em banheiros e cozinhas, o destaque pode vir de bancadas, soleiras e pias, por exemplo. Como consequência, mesmo com móveis e revestimentos mais simples, o ambiente continua belo e diferenciado.

  1. Busque novas alternativas

O mármore é muito versátil, por isso pode ser aproveitado de diversas maneiras em toda a casa. Uma possibilidade inovadora é usá-lo em paredes e móveis, por exemplo.

Outra tendência é aplicar pequenas peças em formato hexagonal, criando uma geometria parecida à de uma colmeia. O mármore deixa essa estética ainda mais elegante e única. Uma boa marmoraria fará este trabalho com muito zelo e precisão e ainda com o melhor preço.

É interessante também a ideia de usar mesas inteiramente de mármore, tanto as de jantar quanto as de centro e criados-mudos. As possibilidades são muitas, pois as peças podem ser redondas ou quadradas, grandes ou pequenas, e ainda ter o tampo em qualquer tipo de mármore.

  1. Não deixe escapar os detalhes

O mármore chegou também para os itens de decoração. Seguindo um padrão estético mais minimalista, ele pode trazer toda a expressividade e singularidade da pedra de mármore em detalhes e pequenos objetos que complementam o ambiente.

Os mais encontrados são luminárias, bandejas, prateleiras, quadros e vasos para plantas. Mas o material também marca presença em relógios, caixinhas, pratos decorativos e em muitas outras opções.

  1. Reproduza a estética do mármore em objetos

Também existe a possibilidade de reproduzir a beleza dos veios naturais em artigos inusitados.

Bons exemplos dessa opção são os tecidos, plásticos e papéis de parede que simulam a estampa das pedras. Dessa forma, almofadas, cadernos, roupas de cama e até capas de celular podem aproveitar as características visuais do mármore!

Faça aflorar a criatividade e crie lindos espaços com mármore em diversos formatos e aplicações. Procure uma marmoraria bem conceituada, recomendada para desenvolver seu projeto e acompanhe todas as fases do processo até o final da aplicação. 

Comments are closed.